Pessoas desaparecidas terão fotos no contracheque de servidores da Bahia
Uma parceria entre a Delegacia de Proteção à Pessoa (DPP) e a Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb) vai contribuir ainda mais para localizar pessoas desaparecidas. A partir do dia 30 deste mês, os contracheques dos mais de 260 mil servidores públicos, ativos, inativos e pensionistas estarão estampando as fotografias e os nomes de três pessoas, que têm paradeiro é ignorado nos últimos sete meses.
Vinícios do Espírito Santo, 15 anos, Erenita Leopoldina dos Santos, 64, e Márcio Santos Santana, 33, estarão inaugurando a série, ainda de forma experimental, por dois meses, período em que a ideia e os resultados obtidos serão avaliados para se decidir a continuidade ou não da estratégia. Os três nomes escolhidos representam os três grupos mais representativos nos casos de desaparecimento - adolescentes, idosos e usuários de drogas.
A delegada Juceli Rodrigues, titular da DPP, informa outro critério para a definição dos nomes - a presença constante de familiares acompanhando o caso ou buscando localizar o parente. Vinícios, por exemplo, desaparecido desde fevereiro, saiu de casa, em Plataforma, para trabalhar como cordeiro em um bloco de Carnaval, e nunca mais voltou.
Márcio está desempregado e é usuário de crack. Saiu de casa no dia 8 de fevereiro, em Paripe, e não manteve mais contato com a família. A idosa Erenita desapareceu em 15 de fevereiro, depois de receber alta médica no Hospital Roberto Santos, onde esteve internada.
Telefone - “O local onde foram vistos pela última vez, assim como os telefones de contato da DPP também estarão estampados no contracheque”, explica a delegada, reiterando que, se tudo der certo, à medida que as pessoas forem encontradas outras fotos estarão sendo colocadas nos contracheques.
Para ela, a iniciativa vai possibilitar que moradores de fora da capital colaborem com as investigações dos casos de desaparecimento. “Muitas dessas pessoas acabam indo parar em outras cidades. Com a divulgação em todo o estado, as chances de localizá-las aumentam bastante”.
Fotos serão afixadas em ônibus
Segundo Jusceli Rodrigues, duas fotos serão adesivadas no vidro traseiro do ônibus e a outra no vidro localizado logo atrás do motorista, visível facilmente para todos os passageiros. “As fotografias vão permanecer nos veículos por tempo indeterminado e também serão substituídas conforme as pessoas forem sendo encontradas”.